segunda-feira, 14 de abril de 2008

AcrossTheBible


Na sexta-feira passada os alunos do 9º ano (EMRC) participaram numa actividade intitulada "AcrossTheBible", dinamizada pela professora Teresa Fernandes da escola Secundária D. Dinis.
"O projecto internacional AcrossTheBible teve origem na Dinamarca com o fim de levar alunos europeus a reproduzirem, em inglês, as grandes linhas de força da Bíblia em texto e em desenho. Tem por fonte de inspiração plástica uma colecção de pinturas modernas do artista dinamarquês Edward Jensen que, em traços simples, reproduzem as narrativas centrais da Bíblia reconstituindo o seu tema central". Assim, a professora Teresa, representante do projecto AcrossTheBible - Portugal, deslocou-se à nossa escola (a convite da professora Conceição Berrad e do professor de EMRC) para contar e dramatizar com os alunos a passagem bíblica dos "discípulos de Emaús" (sempre em Inglês) - Luke 24, 13-35. De início ficaram um pouco surpreendidos (por causa do Inglês - era surpresa!) mas depressa interagiram com a nossa "contadora" e se deixaram entusiasmar com a sua eloquência. No final, e como sempre, fizeram desenhos sobre aquilo que ouviram. Se for possível publicaremos aqui alguns desses desenhos, que até nem ficaram nada mal, dado o pouco tempo disponível para realizar esta interessante actividade. Muito obrigado e parabéns a todos os alunos que participaram e, muito especialmente, à professora Teresa.
Se quiserem saber mais sobre este projecto, cliquem aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, foi uma iniciativa interessante e enriquecedora a nível de experiências. Foi ainda mais interessante ver o professor de EMRC com a versão da bíblia em Inglês, a seguir a leitura com o indicador a marcar as passagens tratadas, de forma a não se perder no meio de tanto estrangeirismo!

José A. Vaz disse...

Querida bruxa de serviço
Não sei se reparou(para complicar a coisa)que se tratava do "Greek-English New Testament", o que significa que para além de me perder constantemente com os estrangeirismos, nunca conseguiria desenhar nada das passagens abordadas. Primeiro porque sou uma desgraça a desenhar, depois porque me confundem muito os estrangeirismos.Conto sempre com a sua boa vontade para me ensinar coisas em estrangeiro. Obrigado pelo comentário e pela experiência. Boas poções!Vale

Anónimo disse...

Meu querido amigo greco-latinório,
a sua situação é tão melindrosa que não lá com poções e ensinamentos. De qualquer das formas, como boa samaritana que sou, estou sempre à disposição para qualquer esclarecimento ou ensinamento relativamente aos estrangeirismos. Aconselho-o ainda a fazer exercícios de atenção e concentração para não se perder. Se quiser, poderá mesmo freequentar as minhas aulas de Estudo Acompanhado, juntamente com o 8º E: o Percurso Curricular Alternativo é uma boa opção para começar!...

José A. Vaz disse...

Minha querida bruxa samaritana de serviço,
obrigado pelo voto de confiança, mas não sei se consigo acompanhar o Percurso Curricular Alternativo; acho que para mim só um pequeno curso de Estrangeiro Técnico por correspondência seria adequado e viável. estará habilitada para me dar tal formação? vou-me informar junto do 8º E...

Anónimo disse...

Meu querido amigo greco-latinório,
Será melhor não indagar junto do 8º E: aqui entre nós, eu não estou lá muito bem vista pela turma, o que até nem é de estranhar, dadas as actuais condições de trabalho. No entanto, quem consegue aguentar noventa minutos com o 8º E, está habilitado a dar todo o tipo de formação. Fico a aguardar contacto para entrevista de selecção e posicionamento no nível adequado.
Até breve!