domingo, 27 de abril de 2008

Exposição (Violência? Dá-lhe a volta...)


Segunda-feira (28 de Abril) conforme o plano de actividades de EMRC, vai estar patente no átrio da escola uma exposição sobre a violência; o tema é tratado a partir de textos bíblicos e levanta questões que englobam a relação entre violência, religião, intolerância, poder e xenofobia. Espero que seja uma oportunidade para se falar do tema e tentar reflectir sobre atitudes que podem ou não levar à violência. Penso que todos podem aproveitar, pois para lá das referências bíblicas o tema pode ser abordado de muitas formas. Visitem-na com olhos de Paz. Deixo aqui o belo hino da Paz de S. Francisco de Assis, que pode ser um ponto de partida e continua mais actual do que nunca:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

2 comentários:

Anónimo disse...

achei a expoziçao muito interessante.
parabens pelo trabalho!
o tema nunca vai ser uma coisa do passado, infelizmente ha sempre violencia..

e o blog tambem esta o maximo!

Adriana 9ºD

José A. Vaz disse...

Perfeitamente de acordo, querida Adriana, mas vamos tentar dar-lhe a volta. Obrigado.